Aqui no Estação incentivamos o trabalho de pesquisa e experimentação. O aluno elabora novas hipóteses sobre o saber e faz diariamente suas pequenas descobertas. Entendemos que existe uma real necessidade de avançarmos na educação com a formação de um olhar para a ciência. Por isso consideramos tão importante a Feira da Descoberta, a culminância dos projetos científicos desenvolvidos pelas crianças com orientação dos professores e do consultor ambiental Pedro Sanmartin. Como é gratificante ver o resultado! Crianças tão pequenas pensando sobre temas complexos de forma ativa e significativa, empolgadas com os conteúdos aprendidos e sendo capazes de explicá-los com notável desenvoltura.
O consultor ambiental Pedro Sanmartin explica que a escolha dos temas de pesquisa são coletivas, baseada nos interesses e a matéria que está sendo trabalhada em sala de aula: “O grau de exigência varia conforme o grau de amadurecimento das crianças. Com crianças do primeiro ano, por exemplo, a abordagem é mais lúdica , mais concreta e na maioria das vezes é feita com a transformação de material alternativo (sucata), enquanto nas turmas a partir do terceiro ano, é feito um intensivo trabalho de pesquisa científica propriamente dito”, afirma o consultor.
A Feira da Descoberta 2017 ocorreu no dia 14 de julho e foram diversos os temas abordados: “Os Pássaros”, “O Sistema Solar”, “Descobrindo Niterói”, “Estação de Tratamento de Água”, “Campo de São Bento”, “A evolução dos meios de comunicação”, “A Baía de Guanabara”, dentre outros.
A aluna Julia Otoni, da turma Aprender III Manhã, que trabalhou o tema “Descobrindo Niterói” conta que aprendeu muito sobre a sua cidade e que foi muito legal também conhecer o trabalho das outras turmas: ” O legal da Feira da Descoberta é que a gente descobre várias coisas que não sabíamos antes sobre a nossa cidade, nosso estado, nosso país e até sobre o Sistema Solar”.
Esse é o nosso objetivo: promover uma aprendizagem múltipla, que abranja aspectos importantes na formação integral , criando oportunidades para que o aluno descubra suas habilidades, seus talentos e seus limites e assim, possa investir e conhecer aquilo que faz melhor .