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Quanto tempo o tempo tem?

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“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”

Prezados pais, convido vocês para iniciarem o ano de 2018 de forma poética e ao mesmo tempo reflexiva. Vamos pensar sobre o TEMPO num momento em que a infância está sendo acelerada e invadida pelo mundo adulto? O que esperamos de nossas crianças? O que esperamos da escola e qual é o seu papel? Vamos pensar sobre isso?

Bem, para que a criança tenha um desenvolvimento pleno, precisamos reconhecer as prioridades de cada fase do desenvolvimento. Em cada período da infância há uma característica que deve ser estimulada adequadamente para que a criança alcance suas potencialidades. De zero a seis anos, exigem-se muitos estímulos concretos e lúdicos, que levem as crianças a vivenciarem e interagirem com o mundo.

Elas precisam ser incentivadas a experimentar ludicamente ações corporais que servirão para expressar emoções, pensamentos e ideias, bem como uma crescente descoberta de si mesmas e do mundo que a cerca.  É através dos brinquedos e brincadeiras que elas estabelecem a construção de regras, conceitos, ideias e valores sobre o seu universo cultural.

Precisamos entender que a nossa qualidade de vida é reflexo das relações que estabelecemos com o mundo, como lidamos com as informações que recebemos. Buscar um equilíbrio entre o físico, emocional e social é fundamental. Portanto, precisamos avaliar a quantidade e a qualidade dos estímulos que as crianças estão recebendo.

Durante a infância, elas passam por experiências que servirão para a sua vida toda, sendo assim acreditamos que converter essas experiências iniciais em conhecimento, dando significado à aprendizagem é o grande papel da escola.

O Estação do Aprender preocupado em aproveitar da melhor forma o TEMPO de nossos alunos na escola, oferecendo os estímulos mais adequados, tem buscado parcerias com países que veem se destacando em educação, que é o caso da Finlândia , Portugal e Canadá . Estudando e aprendendo mais sobre esses sistemas educacionais, reforçamos a importância de um trabalho inclusivo, que incentive as experiências, descobertas e a prática, com um olhar cada vez maior para as individualidades e estímulos as potencialidades de cada um.

Sendo assim, estamos cada vez mais engajados em atuar com nossos alunos de maneira a estimular o seu pleno desenvolvimento. Vocês observarão algumas mudanças em nossa prática da sala de aula que fazem parte desse processo de atualização.

Durante este ano, nos envolveremos com a questão do TEMPO, buscando refletir sobre o que fazemos com ele e sua importância em nossas vidas. E então, aceita nos acompanhar nesta viagem?